quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Cavaco social


Não sabemos se a estas horas já será do conhecimento geral em Taipé que o candidato Cavaco Silva se encontra presente enquanto tal à Presidência da República nas redes sociais Twitter e Facebook. Só para o caso de se querem fazer amigos dele. No entanto, convém avisar, estas amizades são um bocado superficiais. É que não é mesmo ele que comunica socialmente com as pessoas, quem o faz é uma 'equipa'. É uma pena que não se aproveite todo o potencial das redes sociais para o contacto humano mais genuíno, baseado normalmente na sempre tão calorosa partilha de fotos das últimas férias e de mensagens de circunstância (hum, quem será 'a equipa', no twitter? vendo bem, parece cativar mais, como entidade abstracata, do que o Cavaco, como pessoa amiga, no facebook, para partilha de fotos de férias).
O que ele faz, o Cavaco, é deixar lá pelo meio umas mensagens genéricas a apelar umas ideias e a uns valores interessantes mas precisamente... genéricos: 'Vejo com muita apreensão o desprestígio da classe política...', por exemplo. Mas depois não comenta nem responde a nada. O costume, só que desta vez, para consolo de cidadãos preocupados e twittantes como o smakingg, o dejerusalem ou o ovvo, ao menos desta vez 'a equipa' está sempre disposta a ir entretendo.
Conclusão: é tudo muito giro e muito melhor do que a praga de cartazes de senhores que querem ser Presidentes da República e que por isso tratam de encher as paisagens com uma profusão monótona de caras e slogans, já daqui a pouco. Além de giro, é mais barato, ecológico e higiénico.
E a propósito de monotonia, bem como a propósito do desprestígio da classe política, uma das grandes utilidades que nós destacaríamos para Presidente Cavaco dar ao Twitter, além de substituir os cartazes, a ver vamos quantos, seria a de por essa via fazer aquelas comunicações ao país relacionadas com tudo o que seja por exemplo o «Estatuto dos Açores», palpites sobre eventuais «escutas» no Palácio, e afins, deixando os telejornais das oito horas livres para as notícias do dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário