quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Agora esta polémica de o primeiro-ministro ter ameaçado demitir-se quando se encontrava fora do país, em Nova Iorque, a banhos, de auto-ilusão, em Bad English, um bairro típico, que há lá. Mas comecemos por aí. Essa condição de que padece, chamada clinicamente A auto-ilusão de Sócrates, até evolui favoravelmente lá na América. Normalmente, quando ele anuncia alguma coisa, pleno de entusiasmos, fica sempre a ideia de que pois, pois, mas não será bem assim (agora é que altura de fazer obras públicas, precisamente por causa da crise, para estimular a economia, ou não vamos aumentar impostos, porque é a pior solução, ou vamos aumentar impostos, porque é a melhor solução, por exemplo – e, claro, sempre com entusiasmo). Venho falar-vos aqui em Bad English (entusiasmo), reconheça-se, é outra coisa, e de facto não houve ali nem em quem o ouviu em qualquer outra parte quem tivesse dúvidas da seriedade das declarações daquele homem, grande na sua modéstia de saber que poderia falar em Oxford, que a isso estava habilitado, e ter no entanto optado, até com esforço para alguém tão dotado, pelo menos pretrensioso Bad English.
Quanto às declarações em bom português, de que se demitiria, se é verdade que podem ter soado um pouco a falso, também não é mentira que em termos do que é melhor, seja para a economia seja para as soluções de coisas em geral, não deixam de dar que pensar. Espera lá, que agora até estás com ideias, pensámos, que é assim que se pensa imediatamente em casos como este, falando por nós.
E outro indicador de que uma espécie de lucidez muito singular lhe pode restar é precisamente o facto de ter falado em Nova Iorque em assuntos de política nacional, como foi o caso desse tal detalhe da demissão. Muita gente veio logo: é muito mau ir lá para fora com conversas dessas, que não sei quê e tal. Mas repare-se: nós estamos a ser observado à lupa por esses tipos das agências, e dos mercados, e dos investidores. Qualquer coisa que cá se passe, aquilo dá logo sinal lá nos especuladores. E vai ele, aproveita e manda a sua boquinha lá fora enqunto esse pessoal está distraído a olhar para aqui, para não topar nada, e pronto, é isto.

Sem comentários:

Enviar um comentário