sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Alerta laranja


Alerta laranja para todo o país: núvens escuras pairam sobre as nossas cabeças. O que fazer quando existe previsão de mau tempo? Ouvir bem o que diz o meteorologista, Miguel Relvas (PSD). E foi atendendo a isso que a TSF apetrechou o estúdio com todos aqueles microfones. E apetrechou a entrevista com todas aquelas perguntas, sobre o orçamento e sobre a posição do PSD: num total de 15 perguntas, quantas se podem contar na entrevista, cerca de 15 são sobre o assunto. Mas continuamos com dúvidas, até pelo que tem sido dito (até pelo PSD): o PSD viabiliza ou não o orçamento, se ele for pelo caminho apontado pelo governo? Não? Mas isso é um verdadeiro alerta laranja! Vá lá, sim ou não? É uma pergunta simples: sim ou não? Insiste ele que não. Insiste (quase sempre) o PSD que não, como se não perecebesse.
O-R-Ç-A-M-E-N-T-O!
Ah, diz o PSD! Então, não.
Não adianta.O Sócrates pode ser tudo e mais alguma coisa. Mas ao menos muda de posição com mais facilidade – nem pestaneja. Mas estes também lá vão. E se não forem, ora bem: é o caos, é o desastre, é a catástrofe e é a tragédia. E se forem: é o caos, é o desastre, é a catástrofe e é a tragédia. Mais coisa menos coisa, mais tarde ou mais cedo, mais crise menos crise, mais governo menos governo. Dizem. Pessoas. E outras não. E nós, não podemos fazer nada? Será que não se pode mudar... coisas, qualquer coisa, uma política, um orçamento, uma medida, um sentido de voto, um governo? Enfim, um destino?
Não, já que queremos saber. Nós, não. Em Portugal, já devíamos saber que é sempre tudo com eles. Tudo o que seja desse departamento. Agora mudar lâmpadas e outras coisas tudo bem. No fim-de-semana, não vamos é poder mudar de ares, para desanuviar. Por causa do mau tempo. Mas podemos muito bem mudar de preocupação: precisamente para um outro alerta laranja que para aí anda – que aliás mais não é que um aviso insignificante, um sinalzito pálido, quase sem cor, pouco mais do que um conselho de amigo, comparado com a já aludida devastação bíblica que se vai fazer sentir agora breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário